Já é de senso comum que os animais também sofrem de estresse e podem desenvolver patologias que influenciarão em toda a produção. Por isso, para evitar o estresse na produção bovina e garantir o bem-estar dos animais de criação é um investimento que traz benefícios para todos, tanto para produtores, consumidores, e é claro para os animais.
O estresse na pecuária é definido como qualquer situação que tire os animais de sua zona de conforto (homeostase). Durante a vida produtiva os ruminantes de corte e leite são inevitavelmente expostos a diversos tipos de eventos e manejos que levam o animal a exaustão.
Um dos principais prejuízos que acontece nesses casos é na alteração do metabolismo, prejudicando a qualidade final de qualquer produto posterior, pois essa perturbação resulta em processos bioquímicos que ainda em vida ou mesmo após o abate, provocam alterações no corpo do animal. Sabendo disso, o criador que planeja vender produtos qualificados e saudáveis, precisa compreender que a qualidade da produção está relacionada ao manejo e cuidado que os animais recebem em relação às suas condições e bem-estar.
Principais causas de estresse em bovinos:
Manejo nutricional: um bom manejo nutricional leva em conta, junto à qualidade da alimentação, o bem-estar do rebanho enquanto se alimenta. Ao contrário disso, o animal poderá ser prejudicado de muitas maneiras.
Manejo sanitário: o objetivo desse manejo é garantir a saúde dos animais e evitar doenças infectocontagiosas, vacinando, vermifugando e observando o rebanho com frequência. Essa prevenção de doenças, além de evitar as enfermidades, evita também o estresse gerado por elas.
Desmame: prover os nutrientes certos para o novilho é extremamente importante para evitar que tanto a matriz quanto o bezerro não se estressem nesse afastamento, visto que os hormônios liberados pelo animal quando estressados prejudicam muito o seu ganho de peso e saúde.
Castração: quando realizado deve ser feito da maneira mais cuidadosa possível, para evitar doenças e inflamações. No entanto, o estresse é um problema quase inevitável decorrente deste método. Ao sentir dor ou medo, o bovino pode vincular o sentimento ao procedimento, gerando ainda mais problemas como a fuga e a irritabilidade.
Como combater o problema do estresse na produção bovina?
- Conhecer o comportamento e as particularidades dos animais;
- Ter contato gentil;
- Fornecer alimentação adequada e água limpa;
- Fornecer sombra natural ou artificial;
- Usar nas instalações de confinamento climatização;
- Fazer pouco barulho ao manejar os animais;
- Ter movimentos lentos ao conduzir perto dos animais;
- Evitar manejar muitos animais em áreas pequenas;
- Saber trabalhar na margem da zona de fuga;
- Não usar ferrão para tocar os animais;
- Evitar transportes estressantes;
- Evitar isolar ou transportar apenas 1 animal;
- Evitar o uso de cães.
Infelizmente não é possível deixar os animais totalmente livres do estresse, mas é possível torná-lo menos prejudicial, reduzindo sua incidência e os efeitos negativos. Por esse motivo, se lembre sempre que o manejo deve prezar a saúde do animal tanto fisicamente como psicologicamente, feito de forma cuidadosa e racional.
A Schemaq é sua parceira na promoção de bem-estar animal e na redução de trabalho do produtor, otimizando o seu trabalho com implementos que auxiliam no seu dia-a-dia.
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento!