O que é o crédito rural?
O crédito rural rural possui uma importância muito significativa no incentivo do avanço das propriedades rurais, já que o agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira. Segundo pesquisa realizada em 2021 pela Cepea-USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo), o setor representa 27,4% do PIB (Produto Interno Bruto) no país.
Por representar uma parcela muito grande no avanço econômico do país, esse setor cria a necessidade de investimentos altos, que custeie as novas tecnologias e possibilidades de aumento nas propriedades rurais.
Para isso, criou-se o crédito rural, um financiamento voltado para produtores e cooperativas, visando melhorar os processos realizados e trazer-lhes vantagens competitivas. Esses financiamentos podem ser utilizados na compra de maquinários, insumos e outros custos de produção.
Como funciona o crédito rural?
Esses financiamentos são regulamentados pelo Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR). O qual os recursos são disponibilizados conforme a safra e suas projeções:
- 40,7% provém da poupança rural;
- 36,4% é originado dos recursos obrigatórios, sendo um percentual da quantia total dos depósitos à vista feitos nos bancos repassados compulsoriamente para o crédito agropecuário;
- 10,2% é derivado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
- 6,6% vem dos fundos constitucionais;
- 3,8% deriva de recursos livres;
- 1,6% parte do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).
Esses valores são operados pelos bancos e cooperativas de crédito, direcionados a empresas, cooperativas de produtores rurais, pessoas físicas como agricultores e pecuaristas.
As formas de uso dos recursos são:
- Custeio: voltado para o financiamento de despesas decorrentes do ciclo produtivo, como, por exemplo, a aquisição de insumos;
- Investimento: direcionado para a compra de serviços e bens utilizados em diferentes ciclos produtivos, como no caso de reformas em benfeitorias, aquisição de equipamentos e obras de irrigação;
- Comercialização: financia as operações relativas à compra e venda de produtos, como, por exemplo, proteção de preços, estocagem e desconto de duplicata rural (DR).
Solicitação de crédito rural
Para que o produtor possa solicitar as linhas de crédito rural é preciso cumprir com alguns pontos, como: possuir um plano simplificado, orçamento ou projeto técnico constando os motivos que o levaram a solicitar o financiamento, definir um cronograma para reembolso do valor, estar atento e de acordo com recomendações do Zoneamento Agroecológico e Ecológico-Econômico (ZEE). Também é necessário apresentar localização, capacidade de pagamento e fluxo de reembolso. Todos esses documentos devem ser entregues na cooperativa de crédito que irá avaliar as informações. A Schemaq é parceira do produtor rural para a promoção de informação e melhoramento dos processos na sua propriedade! Se você gostaria de saber mais sobre as linhas de créditos aceitas pela Schemaq e como você pode usar desses benefícios para melhorar a sua propriedade, com implementos tecnológicos e de alta qualidade, clique aqui e fale diretamente conosco!